Dicas de saúde para sua familia. Entenda os problemas médicos com os melhores especialistas.
Monday, 21 October 2019
Como calcular idade gestacional? (DUM, DPP, IG, USG)
Como calcular idade gestacional? (DUM, DPP, IG, USG)
Confusa com relação às semanas de gestação? Neste vídeo, Dra. Juliana Amato ensina a calcular a idade gestacional corretamente, a partir da data da última menstruação e do ultrassom. -- transcrição -- Olá meu nome é Juliana Amato. Sou Ginecologista e obstetra do Instituto Amato. Hoje eu vou ensinar vocês como calcular a idade da sua gestação. No consultório recebo muitas mulheres grávidas que têm dificuldade em saber em que mês de gravidez ela está. Como nós obstetras calculamos a idade gestacional? A gestação completa tem duração de 40 semanas e o que são essas 40 semanas são os nove meses completos. Não só chegou um mês e acabou a gestação é o nono mês completo com as quatro semanas do nono mês. Então a gente divide a gravidez em três trimestres. O primeiro trimestre vai do início da gravidez até o terceiro mês de gestação. O segundo trimestre vai da quarta semana de gravidez até a sexta semana de gestação. E o terceiro trimestre vai do sétimo mês de gravidez até o nono mês de gestação. Cada mês corresponde a quatro semanas completas e como nós obstetras calculamos essa idade gestacional? A gente leva em conta a data da última menstruação e depois quando faz o primeiro ultrassom a gente corrige essa data. Relacionado com a do primeiro ultrassom. Porque isso? Porque a data da primeira menstruação você não estava grávida você estava menstruada. No primeiro ultrassom de seis a oito semanas com as medidas de saco gestacional, do embrião, a gente tem uma noção. Existe uma regra do ultrassom, uma fórmula que calcula a idade gestacional relacionada ao comprimento de saco gestacional, comprimento do embrião. A gente corrige depois quando a paciente vem com esse ultrassom pra gente a gente corrige relacionado com a data da última menstruação. Nós utilizamos muito uma regra bem simples para calcular a idade gestacional. Vou ensinar para vocês. Chama-se regra de Naegele.É uma regra muito antiga. O que a gente faz com essa regra. Ela é: simplesmente pega a data da sua última menstruação soma-se sete ao dia e tira-se três do mês, por exemplo então, se a última menstruação foi dia 19 do 8 de 2019 eu somo 19 mais 7 que vai dar 26 e eu tiro do mês três. Então se eu estou no mês 8 eu tiro três fica no mês 5. Então a minha data provável de parto vai ser dia 26 do 5 de 2020. Então hoje eu gostaria de explicar isso para vocês para tirar as dúvidas. Se você gostou do nosso vídeo. Inscreva-se no nosso canal online. Deixe o comentário e ative Sininho de notificação para receber mais vídeos.
Watch more Videos on youtube here>> https://www.youtube.com/channel/UC9VhtuZ-YIL9vwNJRIq2XhA
Quando fazer cirurgia de varizes com laser!
Quando fazer cirurgia de varizes com laser!
Dr Alexandre Amato, cirurgião vascular e endovascular do instituto amato, explica quais são as indicações da cirurgia de varizes com laser. No seu caso, dá para operar com laser? Porque o meu médico não sugeriu cirurgia com laser? #nopainnovein --- transcrição --- Olá Dr. Alexandre Amato cirurgião vascular do Instituto Amato e hoje eu vou falar sobre as indicações da cirurgia de varizes com laser. Então quando a cirurgia de varizes com laser é indicado. Será que no seu caso? Essa é uma dúvida muito frequente. Bom nós temos o laser transdérmico que é o laser superficial usado nas fases iniciais dos vasinhos e nós temos o laser endovenoso / endovascular em que a gente coloca uma fibra por dentro dessa veia e queima essa veia, são veias maiores. Então basicamente o laser consegue abranger toda gama de situações venosas desde as veias bem superficiais até as veias mais profundas. A técnica então do laser ela pode ser utilizada em qualquer tipo de veia. Pode mudar o tipo de laser mas ela vai ser utilizada. Agora será que é mais adequada no seu caso. Bom, os guidelines internacionais mais recentes colocam as termoablações, a cirurgia com laser, por exemplo, também a radiofrequência, como a melhor técnica a ser utilizada para o paciente. Por causa da recuperação pós cirúrgica que é muito mais tranquila e pela menor invasividade da técnica. Ahh mais o meu médico só sugeriu a cirurgia tradicional. Bom a cirurgia tradicional continua funcionando, ela não deixa de funcionar. Há uma diferença muito grande da tradicional com laser na recuperação pós cirúrgica a curto e médio prazo, essa é a grande vantagem da cirurgia com laser e a possibilidade de fazer o laser com sedação e anestesia local. Então a cirurgia pode começar de manhã às 9 horas da manhã feita com sedação e anestesia local em torno do meio dia, uma hora, já está indo embora para casa. Então ao minimizar a invasividade da técnica a gente começa a ganhar outros benefícios. Essa velocidade ao retornar para casa vem junto com uma velocidade para retornar a movimentação. Então não há grandes períodos de repouso não há essa necessidade de ficar em repouso absoluto e tudo isso diminui o risco de trombose, diminui o risco de infecção. Então existem várias vantagens na cirurgia com laser que devem ser conversadas com seu cirurgião vascular. Gostou do nosso vídeo? Assine nosso canal. Clique aqui no Sininho. Veja nosso próximo vídeo. Muito obrigado.
Watch more Videos on youtube here>> https://www.youtube.com/channel/UC9VhtuZ-YIL9vwNJRIq2XhA
Tuesday, 15 October 2019
Corrimento fisiológico: corrimento vaginal normal!
Corrimento fisiológico: corrimento vaginal normal!
Dra Juliana Amato, ginecologista do instituto amato, fala sobre as características do corrimento vaginal normal (fisiológico), que são aqueles não provocados por infecções ginecológica -- transcrição -- Olá. Meu nome é Juliana Amato sou ginecologista e obstetra da Clínica Amato e hoje a gente vai conversar um pouquinho sobre o que é um corrimento fisiológico. No consultório recebo muitas mulheres com a mesma quiexa: Dra eu tenho um corrimento que não passa. Passo em vários médicos, ees passam os cremes vaginais eu trato, melhora por uma semana, depois esse corrimento volta. O Que eu devo fazer? Na verdade existem algumas secreções na mulher que são fisiológicas. Isso depende muito de mulher para mulher. Então, tem mulher que tenha uma secreção menor e tem mulher que tem uma secreção maior e nem por isso quer dizer que ela está com uma infecção vaginal. Como que a gente deve avaliar isso? Pergunte para seu ginecologista, converse com ele sobre o exame da secreção vaginal, para ver se essa cultura vai dar algum microorganismo isolado ou uma bactéria ou uma levedura, ou um fungo. Porque às vezes não dá nada. Isso quer dizer que é um corrimento fisiológico. Sabe se que perto do período menstrual essa secreção aumenta. Uma semana antes a gente tem um aumento dessa secreção e é normal. No período ovulatorio a secreção também aumenta e se modifica fica um corrimento mais mais pegajoso. Isso também é normal, não precisa se preocupar. Quais medidas seriam interessantes para diminuir essa secreção? Quem tem essa secreção vai ter sempre... Essa secreção fisiológica... O que você precisa fazer para diminuir mas não vai parar? Diminuir a ingestão de carboidratos. Diminuir a ingestão de doces esses doces incluem o açúcar do doce e o açúcar do carboidrato inclui o açúcar da fruta, que é a frutose. Manter uma dieta equilibrada pra não produzir secreção. Que Mais a gente pode fazer? Dê uma atenção especial ao tipo de calcinha que você usa. Evite aquelas calcinhas muito apertadas calcinha de nylon que deixa muito fechado. Que transpira. Isso não é bom. Prefira as calcinhas com forro de algodão e evite também calças jeans muito apertadas que também não fazem bem para a saúde vaginal. Mas isso não é uma regra. Então é importante que você procure seu ginecologista. Tire sua dúvida, e trate adequadamente porque aqui nesse caso só algumas medidas diárias que você tomar, já diminuir essa secreção. Se você gostou do nosso vídeo inscreva-se no nosso canal. Dê seu like. Deixe seu comentário. Ative o sininho de notificação para receber mais vídeos.
Watch more Videos on youtube here>> https://www.youtube.com/channel/UC9VhtuZ-YIL9vwNJRIq2XhA
Causas de coceira nas pernas.
Causas de coceira nas pernas.
Dr Alexandre Amato, cirurgião vascular do instituto amato (www.amato.com.br), fala sobre a coceira nas pernas e suas causas vasculares. Clique no vídeo e confira o que podem causar esses incômodos no corpo. --- transcrição --- Olá, sou Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato e hoje vou falar sobre coceira nas pernas e as suas causas vasculares. Então Coceira nas pernas podem ter várias origens. Origens dermatológicas, origens ambientais, então imagina uma urticária e alguma alergia, ou uma dermatite. Alguma lesão com fungo, pode ser a pele seca xerose. São várias lesões dermatológicas que podem levar à coceira das pernas. Mas existem algumas lesões vasculares também. A principal delas é a insuficiência venosa crônica que nada mais é do que as varizes. A insuficiência venosa crônica, numa fase mais avançada quando a gente passa da classificação o C4 começa a ter o eczema e eczema traz Essa descamação da pele e traz coceira também. Então a coceira das pernas pode estar associada a uma doença venosas ou uma insuficiência venosa que pode estar ainda não diagnosticada. Então por isso é importante conversar com o cirurgião vascular. Outra causa é o lipedema. Já conversei bastante aqui sobre o lipedema que é uma doença do tecido gorduroso um tecido gorduroso que inflama muito fácil e pode estar associado também a algumas situações em que leva coceira em membros inferiores. Então coceira no membro inferior possivelmente pode ser uma lesão dermatológica, uma questão ambiental, Uma picada de inseto por exemplo, escabiose, mas também pode ser uma questão vascular. Então consulte sempre o seu cirurgião vascular e tire suas dúvidas. Gostou do nosso vídeo? Assine nosso canal. Clique aqui no Sininho. E receba todas as nossas notificações. Obrigado.
Watch more Videos on youtube here>> https://www.youtube.com/channel/UC9VhtuZ-YIL9vwNJRIq2XhA
Subscribe to:
Comments (Atom)
O que é e Para que Serve Captura Híbrida?
O que é e Para que Serve Captura Híbrida? Captura híbrida é um exame tão comum, mas você sabe pra que ele serve? A Dra Juliana Amato, g...
-
Hérnia de disco a Laser O neurocirurgião dr. Marcelo Amato explica para quem a cirurgia a laser é recomendada, nos casos de hérnia de d...
-
Pós operatório Lipedema Como é o pós operatório da cirurgia de Lipedema? Dr Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato expl...
-
Cuidados com o pé diabético. O que fazer para evitar complicações. Tem diabetes? Aprenda a cuidar dos seus pés para evitar problemas ...